quarta-feira, 4 de junho de 2008

Taí o porquê.

Algumas seleções européias não usam uniformes condizentes com as cores de suas bandeiras, como a Itália que joga de azul e a Holanda de laranja, enquanto que a Croácia usa uma camisa quadriculada vermelha e branca e a Alemanha uma branca, formando um leque de cores com significados particulares nesta edição da Eurocopa-2008.

Os alemães jogam de branco, apesar de sua bandeira ser preta, vermelha e amarela. Esse emblema tricolor nasceu na República de Weimar (1919-1933), que queria esquecer o eterno branco do Império, responsável pela Primeira Guerra Mundial.

Mas a Mannschaft preferiu não vestir as cores da humilhação e joga com camisa branca e calções pretos com a águia do Kaiser Guillerme II (da Prússia).

Depois da Segunda Guerra Mundial, a camisa branca permitiu que os alemães saíssem do poço, ganhando o Mundial de 1954 organizado pela Suíça derrotando a super-favorita Hungria (3-2 na final). Graças a este sucesso, "se pode orgulhar de ser alemão outra vez", segundo o técnico campeão, Josef Herberger.

A Itália veste azul e branco sem dar notícias do verde e do vermelho de sua bandeira. A 'Squadra Azurra' usa as cores de Sabóia, a de Victor Emmanuel, o rei da unificação da Península. O reino da Itália foi proclamado em 1861.

Pelas mesmas razões reais, a Holanda usa a cor laranja e não o vermelho-branco-azul, em referência à dinastia Orange-Nassau. Guilherme II de Nassau proclamou sua independência em 1648, ato de nascimento da Holanda moderna.

A Croácia com sua camisa quadriculada parece ter levado em conta uma parte de seu escudo, no centro da bandeira. Os quadrados vermelhos e brancos representam as 25 pequenas províncias que formam a Hrvatska, Croácia.

Muitas seleções têm uniformes com cores diferentes ou que pouco têm a ver com a sua bandeira por razões históricas, segundo explicações de seus dirigentes.

Mas existem seleções fiéis às cores de sua bandeira. Uma delas é a da França que seu uniforme oficial nas cores azul, vermelha e branca.

FONTE: Lancenet

Nenhum comentário: