segunda-feira, 26 de maio de 2008

Dupla finge ser manobrista, fura segurança de Lula e furta carro do SBT no Rio

Dois homens sem credenciais conseguiram furar a segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, roubaram um carro, equipamentos da imprensa e chegaram a poucos metros de Lula durante o lançamento da aquisição de novas embarcações da Petrobras, na tarde desta segunda-feira em Niterói (região metropolitana do Rio).

Passando-se por seguranças de Lula, Wallace dos Santos Silva, 20, e Douglas Vinícius Campos Freitas, 19, entraram na área restrita a pessoas autorizadas pela Presidência da República com o carro da rede Record, por volta das 12h30, depois de pedir uma carona à equipe da rede de TV.

Na área interna, no estacionamento, ofereceram-se para manobrar carros de reportagem e ficaram com as chaves de três automóveis. Um deles, o do SBT, foi levado por Silva e Freitas, mas a dupla retornou 40 minutos depois com o veículo.

Eles foram presos por policiais acionados por motoristas que deram falta do carro e de equipamentos, mas afirmaram que queriam apenas 'passear' pela cidade com o automóvel.

Antes de levar o carro do SBT, os dois foram até a mesa de som, que ficava atrás do palanque onde Lula discursava e roubaram microfones. O coordenador da sonorização em eventos da Petrobras, João Henrique Medeiros, contou que eles se disseram ser da equipe da TV Globo.

"Eles foram pegar material, um microfone e uma espuma alegando que eram da Globo e precisavam fazer uma reportagem. Nós emprestamos e ele sumiu com o material. Como eles não voltavam, entramos em contato com a Globo e nos disseram que eles não eram de lá", disse Medeiros.

O motorista do SBT Ivaldo Anastácio da Silva, 49, disse ter percebido que o carro havia sido roubado pouco depois de entregar as chaves para Silva. "Nunca ia imaginar [que ele ia roubar o carro]. Um deles pediu a chave e disse que era manobrista", disse.

Quanto o motorista se mobilizava para chamar a polícia, Wallace Silva voltou com o carro, alegando que queria apenas dar uma volta. Mas o motorista disse ter sentido falta de um colete a prova de balas e de equipamentos da reportagem.

Depois de detido, Silva levou policiais militares ao local onde havia deixado o colete, no centro de Niterói, e à rodoviária do município, onde Freitas estava escondido com os outros equipamentos roubados.

A segurança do presidente Lula presente no evento alegou que, como a dupla chegou à área restrita em um carro de reportagem, não pode abordá-la, e não reparou que os dois não portavam crachás da Presidência da República --obrigatórios para a imprensa em eventos com Lula.

Wallace Silva e Douglas Freitas foram levados para a 76ª Delegacia de Polícia (Niterói), onde permaneciam detidos até o fim da tarde desta segunda-feira.

Freitas contou que a dupla pretendia apenas passear pela cidade e chegou a ir ao shopping com o carro. 'Fomos passear por aqui por Niterói, no shopping', disse. Silva não quis se pronunciar.

FONTE: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: